MENU

5 programas incríveis para fazer com as crianças em...

hop-lab-promove-barrel-aged-week

Hop Lab promove Barrel Aged Week

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer5

outubro 6, 2017 Comentários (0) Visualizações: 94 América do Sul, Américas, Brasil, Destinos, Dicas de Viagens, Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro, Sudeste

7 patrimônios históricos da UNESCO no Brasil que você precisa conhecer

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

O Brasil é uma terra de cultura riquíssima, construída por muitos povos – europeus, africanos, indígenas, imigrantes de outros continentes. Por essa razão, diferentes são as peculiaridades e características de cada lugar: no sul, um pouco da colonização alemã e espanhola; no sudeste, a tradicional cultura portuguesa, em especial Minas Gerais e Rio de janeiro, com suas igrejas e complexos arquitetônicos; no nordeste, a influência holandesa e francesa, enfim, pelos quatro cantos do país podemos ver paisagens deslumbrantes, provenientes do esforço e da dedicação de tantos povos.

Por conta dessa diversidade e riqueza cultural, a UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura elege cidades pelo mundo onde a cultura, os monumentos, as construções e natureza contribuem para a memória social daquela sociedade. Assim sendo, o Brasil tem 21 patrimônios históricos, ficando atrás apenas do México com 31, o primeiro e segundo lugares na América Latina. Confira essa seleção que o nós preparamos com os sete patrimônios históricos da UNESCO no Brasil: um roteiro que não pode faltar nas suas próximas férias!

1 – Paisagem cultural do Rio de Janeiro-RJ

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer4

O Rio de Janeiro continua lindo!

Com a paisagem mais conhecida do mundo, O Rio de Janeiro recebeu o título de patrimônio histórico em 2012, por conta de um estudo minucioso do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no qual avaliou o crescimento da cidade com a integração às paisagens naturais. Desenvolvimento urbano em consonância com o meio-ambiente. A paisagem carioca inclui o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado e o relevo em torno da Baía de Guanabara.

2 – Cidade Histórica de Ouro Preto-MG

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer9

Um museu a céu aberto!

Com o nome de Villa Rica de Ouro Preto, a cidade de Ouro Preto foi fundada no final do século XVII, devida a mineração e exploração das minas de ouro, ao longo do século XVIII. Com o declínio da atividade mineradora, devido ao esgotamento das jazidas, a cidade perdeu sua importância no cenário econômico, mas ganhou destaque pelo seu conjunto arquitetônico

único, composto de pórticos, igrejas, pontes, aquedutos, fontes e casarios coloniais, sem contar com inúmeras esculturas e pinturas do pintor e escultor barroco Aleijadinho. Ouro Preto recebeu esse título em 1988. Um capítulo à parte são suas belezas naturais com belíssimas cachoeiras e matas preservadas, com rica diversidade de flora e fauna.

3 – Centro Histórico de Salvador-BA

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer5

Todo o calor da Bahia!

O Centro Histórico de Salvador é uma área que abrange desde a antiga cidadela murada, construída por Thomé de Sousa, em 1549, englobando as áreas do Centro Histórico e do Centro Antigo da Cidade.

Salvador foi durante muitos anos a primeira capital do Brasil e uma das mais importantes cidades do Novo Mundo. Por exemplo, até meados do século 18, era bem maior do que qualquer cidade dos Estados Unidos.

O Núcleo Histórico é reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1985. Seu complexo arquitetônico conserva muito das construções existentes no século 17 e no século 18, em especial, as igrejas, escadarias e pontes.

4 – Centro Histórico de Recife-PE

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer

A Cidade Alta

A cidade de Olinda foi fundada no século XVI pelos colonizadores portugueses e está diretamente relacionada à produção de cana-de-açúcar. Após ser duas vezes tomada por holandeses, foi reconstruída e desde 1982 é protegida pela UNESCO. Seu acervo é constituído de 20 igrejas barrocas, conventos, capelas (os paços) e muitos jardins e pontes (algumas construídas pelos holandeses durante as invasões, nos longínquos anos de 1637 a 1644) conferem um ar bucólico e harmonioso à Olinda.

5 – Missões Jesuíticas Guarani: San Ignacio Miní; Santa Rosa; Nuestra Señora do Loreto; Santa María La Mayor e Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e Província de Misiones, Argentina

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer6

Este patrimônio está dividido entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Um complexo jesuítico no coração dos pampas, densa vegetação típica do continente americano, de grande valor arquitetônico-cultural. As missões jesuítas tiveram por objetivo catequizar os povos indígenas, difundindo a fé cristã. Com a decadência das missões jesuítas advinda da guerra Guaranítica, no século XVII, outras ordens tentaram continuar o trabalho de restauro das igrejas e seminários, porém sem êxito. Em 1984 foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade.

6 –  Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, MT

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer7

O Pantanal

Um patrimônio natural de imensa importância para a biodiversidade e às gerações futuras é o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, está dividido entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, além das fronteiras entre a Bolívia e o Paraguai. Com uma área total de 187.818 hectares, essa reserva compreende quatro zonas protegidas, situadas no extremo sul oriental do estado de Mato Grosso, abarcando as bacias dos rios Cuiabá e Paraguai. A abundância de flora e vegetação em ambientes alagadiços mais vastos do mundo é devido às grandes quantidades de chuva, ocasionando a cheia dos rios e córregos, cujas águas fertilizam o solo com uma camada rica de húmus.

Um extraordinário cenário brasileiro que abrange mais de 650 espécies de aves, 80 de mamíferos e mais de 200 tipos de peixes, sem contar com o sem número de insetos.

7 – Plano Piloto de Brasília

7-patrimonios-historicos-da-unesco-no-brasil-que-voce-precisa-conhecer2

Um complexo arquitetônico de dimensões gigantes… É quase impossível pensar que Brasília saiu do meio do nada, no período entre 1956 e 1960, uma cidade planejada e um rito de grande importância na história do urbanismo mundial. O projeto de seus idealizadores Lucio Costa e Oscar Niemeyer objetivava uma cidade harmoniosa: suas formas demonstram as formas do relevo natural brasileiro. O plano piloto – o projeto urbanístico da cidade – lembra a figura de um pássaro em pleno voo, enquanto que o espelho d´água refletia a beleza do céu azul, atribuindo leveza e altivez. Todo o complexo foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural em 1987. Seja a negócios ou a passeio, pousar em Brasília é um encontro com uma arquitetura única de inestimável valor.

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Tags: , , , ,

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>