MENU
saiba-tudo-sobre-o-inovador-all-fun-inclusive-do-hotel-xcaret-mexico

Saiba tudo sobre o inovador All-Fun Inclusive do Hotel...

zico-lanca-clube-de-assinatura-cervejeiro

Zico lança clube de assinatura cervejeiro

chapada-dos-veadeiros-um-paraiso-pouco-conhecido-em-sao-joao-dalianca2

março 21, 2018 Comentários (0) Visualizações: 429 América do Sul, Américas, Brasil, Chapada dos Veadeiros, Destinos, Goiás

Chapada dos Veadeiros: Um paraíso pouco conhecido em São João d’Aliança

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
Da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, todos já ouviram falar. Mas quando nos referimos à essa região, as cidades na boca do povo são: Alto ParaísoSão Jorge e Cavalcante. Na verdade, o portal da Chapada é uma que todos sempre passam batido: São João d’Aliança.
Eu mesma, que já frequento há mais de 17 anos esses lugares, nunca tinha dedicado meu tempo à São João. Há uns 5 anos ouvi falar que a cidade tinha cachoeiras incríveis e lugares muito pouco explorados, e ainda assim, adiei minha ida. Talvez, por conta das atrações lindíssimas de Cavalcante, Alto e São Jorge (que sempre merecem repeteco), eu tenha protelado minha ida ao portal da Chapada.
São João está a 150 km de Brasília e 70 km antes de Alto Paraíso. É caminho obrigatório para quem sai da capital rumo à Chapada. Ainda pouco explorada turisticamente, a infraestrutura para receber o pessoal ainda é bem incipiente e não oferece variedade de hospedagem, restaurantes e guias qualificados.
No entanto, a falta de investimento na área turística de lá é inversamente proporcional a quantidade de beleza natural do lugar.

Como Chegar a São João d’Aliança

Como disse, São João está a caminho da Chapada e quem passa por Brasília passará por lá, obrigatoriamente.

♦ Alugue um carro! É imprescindível para chegar até as cachoeiras e facilitar sua ida e vinda na cidade. Se você estiver indo de Brasília, a cidade está a 220 km de distância. Se você for por Goiânia, está a 412 km. Alugue um carro aqui que não tem erro. Você paga o mesmo preço mas ajuda na manutenção do blog! 😉

Caso precise ir de ônibus, veja aqui as opções.

♦ Avião + Carro
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Brasília. Alugue um carro e siga o trajeto para Alto Paraíso pela BR-020 e GO-118.  A partir daí são 174 km passando por São Gabriel e São João D’Aliança. Quando chegar em Alto Paraíso, basta virar no trevo à esquerda em direção a São Jorge e seguir pela GO-239 por mais 36 km de rodovia asfaltada.

♦ Ônibus
A partir de Brasília, as linhas de ônibus vão até Alto Paraíso. As principais linhas saem da Rodoviária Interestadual, ao lado do Estação Shopping pela companhia Real Expresso . Duas linhas percorrem o trecho todos os dias, às 10h e às 21h com custo médio de R$ 40.

♦ Carona
É uma das maneiras mais comuns de se chegar à São Jorge. Inclusive, foi assim que cheguei lá quando fui a primeira pra vila, há 17 anos atrás!
Alguns grupos no Facebook organizam e facilitam a comunicação entre quem oferece e quem procura carona, veja:

Central de Caronas – Encontro de Culturas / São Jorge
CONEXAO CHAPADA-BSB – Transporte Solidário

BOCAINA DO FARIAS

A Bocaina do Farias é um lugar de surpreender qualquer frequentador da Chapada. Um cânion com cerca de 800 metros de comprimento, com paredões de cerca de 50 metros de altura, esconde uma das belezas mais lindas da região. A formação geológica se deu por conta da ruptura de placas tectônicas há milhões de anos e hoje é um cantinho de cachoeiras, formações rochosas incríveis e piscinas naturais.

Ele está a 65 km de São João d’Aliança, sendo 35 km pavimentados e 30 km de estrada de chão. É necessário guia para adentrar na trilha, que por ser pouco visitada, as vezes fica com o mato praticamente fechado em alguns trechos. A estrada até o local também não é sinalizada, e não precisa de 4×4, apesar destes chegarem 5 km mais perto do início da trilha do que um carrinho comum. O trekking é de 7 km ida e volta e o grau de dificuldade é médio/difícil. Na ida até a Bocaina há bastante descida, e na volta, consequentemente, bastante subida.

CACHOEIRA DO LABEL

chapada-dos-veadeiros-um-paraiso-pouco-conhecido-em-sao-joao-dalianca

Essa cachoeira incrível é a maior do Goiás, com 187 metros de altura! Está no alto da Serra Geral do Paranã e é formada pelo córrego Extrema.
Para chegar até lá, é preciso percorrer 26 km de estrada não pavimentada. O estado dela não é dos melhores e para ir são muitas curvas e descidas de morro. É preciso passar por um córrego no meio do caminho. Na época da chuva, é bom ficar atento para saber se carro sem ser 4×4 passa com facilidade. A volta é um pouco tensa, pois o cascalho e os buracos na estrada, dificultam as eternas subidas que precisam ser feitas na primeira marcha e com bastante cautela. A trilha tem 2,5 km e o grau de dificuldade é médio. A estrada não é sinalizada e parte da trilha é feita pelas pedras, beirando o rio, por isso é necessário um guia para levá-la até lá. Seu Geraldo foi um dos homens que ajudou a fazer essa trilha, há anos atrás . Frequenta esse paraíso há mais de 15 anos e conhece cada pedacinho de terra ali.

Quer saber mais das minhas aventuras acesse o meu site ;)!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Tags: , , ,

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>