MENU
Dólar nas Alturas

Dólar nas Alturas: dicas de como viajar mesmo com...

México

México, saiba como aproveitar mais a sua viagem!

Laguna 69 - Huarez

outubro 6, 2015 Comentários (24) Visualizações: 15546 América do Sul, Destinos, Dicas de Viagens, Huaraz, Peru

Laguna 69, Huaraz – Dicas importantes de como chegar!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Nesse post iremos dá dicas importantes, de como chegar a Laguna 69.

A partir da cidade de Huaraz é possível fazer diversas trilhas na Cordillera Blanca, tais como a Laguna 69 e Laguna Churup, além de diversos circuitos de 3, 4 e até 10 dias.  No meu caso, eu já fui para Huaraz com o objetivo de fazer a trilha para a Laguna 69, Laguna Churup e de conhecer a Laguna Querococha.

Fechei todos os trekking com a Go2Andes.com, e gostei muito. A pessoa que fez todo o intermédio para eu reservar os passeios foi o Christian, um peruano super atencioso, que se preocupou o tempo todo em me dar o melhor suporte para que eu tivesse a melhor experiência, e eu tive. Fica a Dica!

Os passeios não são tão baratos, mas valem o preço para o que vai se ver e desfrutar.

Fiz o trekking para Laguna 69 no terceiro dia em que estava na cidade.  Acreditava que seria mais uma linda paisagem, mas foi muito mais que isso. Foi uma experiência e tanto. Nos dias anteriores, optei por fazer a aclimatização com passeios mais leves, como as Ruínas de Chavin e a Laguna Churup, essa é uma super dica antes subir. A Laguna Churup é uma espécie de “estágio” para a Laguna 69 , ela é puxada, porém não chega a ser tão extensa, sua localização está a 4450 metros de altitude .

A Laguna 69 faz parte da Cordillera Blanca, que é famosa por seus trekkings. Esse estonteante lago azul fica no Parque Nacional de Huascaran, a mais ou menos 40 km da cidade de Huaraz, situada ao norte do Peru, a 4650 metros de altitude.

Foram 14 km (ida e volta) até alcançar a Laguna 69, mais ou menos de 3 h a 4 h de subida, dependendo do preparo físico de cada um, nada fácil.

Meu guia foi essencial nessa jornada, e não me deixou desistir nenhum minuto.

Para chegar até lá, fui de ônibus de Huaraz até o Parque Nacional de Huascaran, um trajeto curto de 50 minutos. Chegando no parque, paga-se o valor de 10 soles pelo ingresso.

No caminho para o início da trilha, já dentro do parque, o ônibus passa pela Laguna Llanganuco, um lindo lago que lembra aqueles que existem no Canadá, uma perfeita pintura. O guia parou por alguns minutos para tirar fotos e apreciar.

Depois, segue-se até o ponto inicial da trilha para Laguna 69.

A trilha é bem demarcada, mas mesmo assim aconselho fazer com um guia local, que já está acostumado e, que pode te auxiliar na hora que a dor de cabeça apertar e o corpo reclamar.

O caminho em si não é difícil, basicamente plano boa parte do percurso, sem subidas muito íngremes,  mas a altitude interfere muito na caminhada, eu precisei parar a cada 5 min / 10 min para recuperar o ar, beber água, chá de coca e continuar a jornada.

Pelo caminho também encontrei muitas vacas, muitas mesmo, e o guia  foi essencial nessa parte na hora de espantá-las (risos).

Na parte final, o caminho é como um zigue – zague, e na minha opinião, foi a parte mais difícil por ser a mais alta, e,  porque o corpo já estava muito cansado.

A altitude estava me derrubando, e pensei em desistir muitas vezes, mas ao olhar para trás, e ver o tanto que eu já havia caminhado para chegar até ali, só conseguia pensar: “se eu cheguei até aqui, eu tenho que conseguir ir até o final”. As pessoas que estavam descendo, mesmo sem me conhecer, me incentivaram a não desistir. E, valeu a pena o esforço.

Ao chegar no topo, foi uma sensação indescritível, chorei de emoção. Fiquei sem palavras por alguns minutos, foi um misto de sentimentos que fica difícil explicar. Um silêncio, uma paz, e só me restou agradecer por ter tido disposição e saúde para chegar até ali e de viver aquele momento.

A paisagem é incrível, me senti num filme, estilo Senhor dos Anéis, o lugar é lindo e perfeito, só se escuta o som de pequenas avalanches que caem sobre água azul turquesa cristalina.

Depois de apreciar este cenário por algum tempo, chegou o momento de descer. A volta é bem mais fácil, já não sofri com a altitude, apenas com o cansaço do corpo, e consegui descer em aproximadamente 2 horas.

Em relação as roupas e aos equipamentos, sugiro investir num bom tênis de trekking, de preferência resistente a água ou impermeável, porque você vai usá-lo a maior parte do tempo.

Eu comprei o meu tênis e as roupas térmicas na Decathlon aqui no Rio de Janeiro, foi um belo investimento. Caso essa loja não tenha chegado na sua cidade, existe a possibilidade de comprar pelo site e eles entregam em todo Brasil.

Além disso, investi também em meias próprias para trekking, elas são mais grossas e ajudam a prevenir as bolhas e os calos nos pés.

Como eu fui em julho, peguei mais frio, usei calça e blusa segunda pele, um casaco fleece por cima e calça e casaco corta ventos, além de luvas e cachecol.

Os bastões de caminhada foram essenciais pois ajudam a diminuir o impacto sobre os joelhos.

Comprei um bastão de caminhada na cidade de Águas Calientes antes de subir ao Machu Picchu, mas é possível encontrar lá em Huaraz tranquilamente.

Durante a trilha há várias sensações térmicas, ora frio ora quente, e,  com isso, rola o efeito cebola,  você acaba tirando e colocando os casacos algumas vezes, mas no alto da Laguna 69 é bem frio.

De resto, é se preparar fisicamente e psicologicamente para encarar esse desafio e curti muito.

Recomendo para quem curte trilhas e desafios na natureza.

É uma experiência muito marcante.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Tags: , , , , , , , , , ,

Booking.com

24 Responses to Laguna 69, Huaraz – Dicas importantes de como chegar!

  1. Débora disse:

    Lugar incrível!

    Acaba de entrar para a minha lista de lugares a conhecer =)

    Uma coisa se sempre me disseram é para tomar cuidado com a água (para beber) no Peru.
    Acho que vale a dica.. rsrssr

  2. Layane disse:

    Que lugar lindo!! Minha vontade de ir só aumenta a cada foto! Rsrs
    Mas tenho medo ainda de não conseguir fazer a trilha, passar mal ou sei lá. Vc foi com quem, Lili? Poderia me dizer tb sobre horários q tomou o ônibus de saída pra lá? (pra organizar os outros passeios não coincidirem)

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Oi Layane!!
      Não deixei de ir ! O lugar é incrível e vale cada esforço.
      Eu fui sozinha e deu tudo certo! O meu guia me ajudou muito. Esse passeio dura o dia todo. Sai por voltas das 6h da manhã e só retornei ao albergue lá pelas 19h. Se quiser me manda um email que te explico meu roteiro melhor 😉 bjoss

  3. Andrea disse:

    Oi Lili!!! Vou fazer a Laguna 69 dia 05 ou 06/06….pode me tirar umas dúvidas?? No dia 06, preciso pegar um ônibus para Lima as 22h…será que é mto arriscado?? Quanto se gasta nesse passeio com guia?? Estou morrendo de medo de não aguentar….fiz na Patagônia a Laguna Esmeralda, Laguna Torre, Glacial Martial……será que esse é bem mais punk??
    Valeu!! Bjos, Déia.

    • Lilian Lilian disse:

      Oiii Déia!!
      Quando eu fiz, o guia me buscou por volta das 6h da manhã e cheguei ao meu hostel por volta das 19h. Peguei um pouco de transito na volta para Huaraz. Acho que você consegue pegar esse bus as 22h de boa!! Esses passeios que vc mencionou eu não fiz ainda. A laguna 69 é punk sim, mas dá pra aguentar! Na época paguei eu paguei U$ 294 , mas nesse valor além da Laguna 69, estava incluiso ainda um trekking para Laguna Churup.
      Espero que tenha ajudado 😉
      Qualquer coisa só chamar
      Boa sorte e vai dá tudo certo!!!
      Bjoss
      Lili
      Lilisctrips@gmail.com

  4. Ana Paula disse:

    Olá Lilian!
    Adorei o seu site, moro no Acre em Rio Branco e sou vizinha do Peru, quase todos que eu conheço já foram pra lá e eu nada ainda, to organizando para ir de carro pra cusco são 1050 km e to vendo o que eu vou fazer lá, procurando achei seu site e fiquei encantada pela vista da Laguna, to pensando em incluir esse passeio no meu roteiro, gostaria de saber de onde vc partiu para o passeio foi de Cusco?

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Olá Ana Paula!!
      Muito obrigada! Que legal que você está se programando para ir pra lá de carro, vai ser uma bela viagem. Tenho certeza que vai gostar. Para ir para Laguna eu parti da cidade de HUARAZ que fica no Norte do Peru.

  5. Júlia disse:

    Olá, Lili tudo bom?

    Parabéns pelo post, super curti!

    Você foi em que período para lá??
    Estou planejando em ir em março, mas estou com medo das chuvas!

    Abraços.

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Oi Júlia
      Tudo ótimo! Obrigada pelo comentário :)
      Eu fui em julho, no época de inverno então não peguei chuva.
      Agora no mês de março é verão, não sei se chove muito.

      Abs

  6. danilo disse:

    Bom Dia.
    Quero ir em Huaraz, me passaram esses preço nas agências em dollares, é isso mesmo?

    Laguan Paron = $80 Por persona
    Laguna Llanganuco = $77 por persona
    Pastoruri =$75 Por Persona
    Churup = $75 por persona.
    INCLUYE: Transporte privado, Guia , Box Lunch & Ticket de Entrada al Parque Nacional Huascaran.

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Oi Danilo

      Tudo bem?

      Então, na época em que eu fui (2015) , os valores ficaram em torno disso mesmo. Fechei pela Go2andes.com e gostei muito!!!!

  7. Essa laguna é um sonhooooo!😍😍😍

  8. José disse:

    Olá bom dia tudo bem , nunca havia imaginado lugares tão lindos assim , parabéns por sua coragem e determinação esse dias todos que vc ficou quanto foi seu gasto total

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Olá José, obrigada valeu cada esforço. O valor total girou em torno de 3mil dolares, se você tiver interesse posso passar mais detalhes via email 😉

  9. Roberto Barros disse:

    Estou indo para Hauraz dia 15, na realidade minha aventura começa com a viagem de ônibus Rio x Lima e depois outro ônibus para chegar a Hauraz. Mas tenho certeza que vou gostar. Estou indo sozinho também.

    Um grande abraço

  10. Débora disse:

    Lili adorei seu relato!
    eu estou indo pra lá, vc pode me dar umas dicas?!

    – vc levou apenas dólares ou teve que trocar dinheiro antes de ir pra Huaraz? (em Lima por exemplo)
    – sobre hospedagem, vc resolveu chegando la ou reservou antes? estou pensando em não reservar nada daqui do brasil;

    • Lili Carvalho Lili Carvalho disse:

      Olá Débora tudo bem ?

      Que bom que gostou e que está te ajudando!

      Eu levei dólares americanos e também um pouco da moeda local, porque em Huaraz alguns lugares não aceitavam.

      Você pode trocar seus dólares americanos em Lima ou até mesmo em Huaraz, lá tem algumas casas de cambio:)

      Em relação a hospedagem, eu a reserva para as principais cidades (Lima, Cusco), para as cidades menores eu reservei só pela primeira noite para conhecer o local e depois eu estendia a estadia quando eu gostava.

  11. Ricardo disse:

    Olà pessoal!!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu e Peru, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Gostaria ajudar com o seu blog sobre alguns atrativos que não foram visitados como o Vinicunca chamado montanha de 7 colores e Choquequirao que foi a ultima morada da cultura Inca.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

    • POLLYANA disse:

      Ricardo, boa tarde!
      Gostaria de saber se existe a possibilidade, mesmo que cansativa, de fazer a laguna 69 partindo de cusco e voltando no mesmo dia! Não terei tempo de ficar em Huaraz. E a Montanha Colorida, se faz tranquilamente de bate e volta de cusco, não é? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

I have read and accept the Privacy Policy

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Basic information about Data Protection

  • Responsible:
  • Purpose:
  • Legitimation:
  • Adressee:
  • Rights:
  • More information: See more information about Data Protection in the next link: Privacy Policy