MENU
como-chegar-a-chapada-das-mesas8

Como chegar à Chapada das Mesas?

Cruzeiro proporciona experiências únicas pelo Alasca

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas14

outubro 29, 2018 Comentários (0) Visualizações: 90 América do Sul, Américas, Brasil, Destinos, Maranhão, Nordeste, Norte

Tudo que você precisa saber sobre a Chapada das Mesas

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Entre as Chapadas brasileiras, a das Mesas é a menos conhecida, e minha missão é fazer com que ela figure entre as primeiras opções de próximos destinos da sua lista. Por isso mesmo, irei contar tudo que precisa saber sobre a Chapada das Mesas.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas

É um lugar grandioso, com atrações que me surpreenderam e uma energia única. Conheça um pouco mais sobre a Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, divisa com o Estado do Tocantins.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas6

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CHAPADA DAS MESAS

Vá logo à Chapada, pois ela está sendo descoberta aos poucos pelos amantes das belezas naturais, mas já possui uma estrutura que em nada deixa a desejar, boas empresas operando e facilidade de acesso se pensarmos nas pequenas trilhas até as principais cachoeiras.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas10

O Maranhão já famoso pelos seus Lençóis, encanta também com o sul do Estado, a cerca de 850km de São Luís, onde o Tocantins está logo ali, do outro lado do rio.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas ganhou esse nome em referência as formações rochosas que eram conhecidas por mesetas, em alusão ao seu formato achatado. Ele foi criado apenas em 2005, abrangendo uma área de quase 160 mil hectares do cerrado brasileiro.

Quem se aventurar pelos seus atrativos vai encontrar muita água em dezenas de rios, cachoeiras, piscinas naturais e com sorte ainda pode cruzar com diversos animais, alguns até ameaçados de extinção, sem falar na flora tão rica e característica do cerrado.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas9

Dentro do Parque você encontra as imponentes Cachoeiras do Prata e São Romão, mas a maior parte dos atrativos está fora do parque em áreas privadas quase sempre com estrutura e pagamento de entrada, como é o caso do Complexo Ecológico da Pedra Caída, Poço Azul em Riachão e a Cachoeira do Itapecuru.

Como chegar a Chapada das Mesas

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas7

Os acessos a todas elas são bem tranquilos, com trilhas curtas, muitas vezes em passarelas de madeira e a temperatura da água girando em torno de 22 graus, o que torna o banho uma benção. Carros de passeio chegam em várias delas, através de ótimas estradas asfaltadas, embora dentro do Parque somente 4×4 para vencer os 50km até suas duas cachoeiras. Eu fiz todos os passeios com a Empresa Cia do Cerrado, o que facilitou tanto o transporte quanto o aproveitamento dos atrativos com os ótimos guias que me acompanharam.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas13

Estive na Chapada durante um feriado prolongado, o que significou conhecer lugares como o Poço Azul completamente lotados, mas se você der sorte de estar lá durante a semana, terá chances de viver a natureza exuberante das cachoeiras quase desertas.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas4

E para quem está sentindo falta de um bom trekking, enquanto o Parque não se estrutura para as futuras travessias que vem por aí, pode subir o Morro do Chapéu, símbolo da Chapada das Mesas que pode ser conquistado após cerca de 1:30h de subida pesada. Sem esquecer do Portal da Chapada, formação que lembra o mapa do Tocantins e descortina uma vista incrível após 20min de um aclive leve.

tudo-sobre-a-chapada-das-mesas12

O que disse até aqui é apenas um resumo para que você saiba o que te espera nesse pedacinho apaixonante do nosso Brasil, mas fique ligado que nos próximos posts darei dicas sobre Carolina, a cidade base para explorar a Chapada, como planejar sua viagem e um roteiro de dia a dia com os melhores passeios.

A viagem da Fantrip a Chapada das Mesas teve o apoio da Cia do Cerrado (https://www.ciadocerrado.com.br) e da Pousada do Lajes.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Tags: , , , , ,

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

I have read and accept the Privacy Policy

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Basic information about Data Protection

  • Responsible:
  • Purpose:
  • Legitimation:
  • Adressee:
  • Rights:
  • More information: See more information about Data Protection in the next link: Privacy Policy