Um dos lugares mais lindos e pouco explorados no Brasil, é sem dúvidas a região da Chapada das Mesas no nordeste do nosso país. Aqui, vamos dá todas as dicas de como chegar à Chapada das Mesas e tudo que oferece essa linda região.
A região da Chapada das Mesas engloba vários municípios, mas o melhor estruturado que ganha o título de base é a cidade de Carolina que se desenvolveu as margens do Rio Tocantins e foi rebatizada em homenagem a Imperatriz Maria Leopoldina (Carolina era um de seus nomes). Sem dúvida é a melhor opção para explorar as diversas atrações da região.
Ela fica a 850km da capital São Luís e o aeroporto mais próximo e com boa oferta de voos é o de Imperatriz, a cerca de 223km e 3h ou menos de carro.
Carolina é banhada por 22 rios perenes, possui 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes, o que lhe rendeu o apelido de Paraíso das Águas.
COMO CHEGAR NA CHAPADA DAS MESAS
O aeroporto de Imperatriz recebe atualmente voos da LATAM e AZUL e você já pode reservar com antecedência um transfer para te recepcionar e levar até sua hospedagem em Carolina após 2:40h.
Se preferir um transporte mais econômico, existem ônibus confortáveis da empresa JR4000 que partem da rodoviária as 6h, 10h e 18h e chegam em Carolina após cerca de 3:15hr.
A Passagem custa R$35,00 e pode ser comprada na hora ou pelo site da empresa. Também partem vans em horários diversos, mas como não usei essa opção não sei detalhes.
QUAL A MELHOR EPOCA PARA VISITAR A CHAPADA DAS MESAS?
O clima em Carolina é do tipo tropical, com média anual entre 26 e 38 graus. Embora quente o ano todo, a época chuvosa se concentra entre novembro e abril. Mesmo podendo ser visitada durante todo o ano, as águas estarão mais claras na seca, que caracteriza a alta temporada e melhor época para os passeios.
ONDE SE HOSPEDAR EM CAROLINA?
No Booking.com você encontra algumas opções. Recomendo a Pousada do Lajes, que está a 2km do centro e possui uma estrutura rústica e sustentável que tem tudo a ver com a vibe da Chapada. Um café da manhã delicioso, com opções de frutas e comidas regionais está incluso na diária.
Os quartos são simples e confortáveis, com ar condicionado e frigobar. O wi-fi funciona muito bem e o staff é atencioso, sempre disposto a ajudar.
A piscina da pousada é um alento no calorão que faz no por lá, e o bar que fica aberto até as 22hr tem opções de lanches, porções e aquela cervejinha gelada. Também tem estacionamento e área para churrasco.
ONDE COMER EM CAROLINA?
As melhores opções ficam entre o centrinho e a beira do Rio Tocantins. Os locais mais procurados, onde você encontrará de tudo (pratos feitos, pizza, massas, porções, carnes, peixes, mariscos, açaí, comidas regionais) são:
– Chega Mais: um restaurante flutuante que fica na beira do rio e ainda garante um lindo pôr-do-sol.
– Restaurante Rio Lajes: fica na frente na Pousada do Lajes e tem pratos feitos com gosto de
comida caseira.
– Espaço Gourmet: na praça da cidade tem um pouco de tudo e música ao vivo nos fins de semana.
– Churrascaria Estrela do Sul: opção por kilo também.
– Mocotozim: Cardápio variado e buffet de caldos.
– Pizzaria Tio Pepe: Opções de pizza, lanches e massas e entregam na Pousada do Lajes
INFORMAÇÕES GERAIS
A voltagem na cidade é 220V.
Embora fraco, existe sinal das principais telefonias celulares. Dispões dos Bancos Bradesco, Banco do Brasil e Banco da Amazônia As atrações mais próximas de Carolina aceitam Cartões de Crédito e Débito para pagar entrada e almoços, mas não são todas. Tenha sempre dinheiro vivo com você.
Agora que você já tem as informações iniciais para planejar sua viagem para a Chapada das Mesas fique ligado que no próximo post darei uma sugestão de roteiro dia a dia com os melhores passeios desse paraíso que superou minhas expectativas. Qualquer dúvida deixe nos comentários que tentaremos te ajudar.
Se você desejar acompanhar as minhas trips, segue o meu insta @ci_mochileira e vejam os meus posts aqui na Fantrip!
A viagem da Fantrip a Chapada das Mesas teve o apoio da Cia do Cerrado
(https://www.ciadocerrado.com.br) e da Pousada do Lajes
https://www.pousadadolajes.com.br)
Tags: Carolina, Chapada das Mesas, MA, Maranhão, Norte do País
O chega mais não é flutuante e não só tem a pousada dos lajes não , tem hotéis e pousadas melhores também .
Olá Zélia, tudo bem! Sim, sempre tem outras pousadas e hotéis, mas vale a pena conferir a Pousada dos Lajes.